O que é SSD?

Nos últimos meses é bem provável que você já tenha ouvido falar de SSD, neste post explicaremos o que é, como funciona, e como é o funcionamento.

Vamos começar pelo o que significa SSD.

solid-state drive, solid-state disk, solid-state storage drive
Ok, mas o que é ?
É um dispositivo de armazenamento não volátil, que armazena dados persistentes na memória flash de estado sólido. dispositivos SSD incorporam chips de memória baseados em silício como o meio de armazenamento para a escrita e leitura de dados. SSDs, também conhecido como pen drives ou cartões de memória flash, são inseridos em slots em servidores de computador – chamado de armazenamento flash do lado do servidor – ou como parte de um sistema de matriz de armazenamento flash de empresa.

Trazendo para uma linguagem menos técnica, discos HDD anteriores funcionam com partes mecânicas e elétricas. Enquanto o funcionamento do SSD é totalmente eletrônico.
Captura de tela 2016-07-14 15.05.57

Como funciona?

Os SSDs geralmente possuem dois componentes fundamentais: a memória flash e o controlador.

A memória flash guarda todos os arquivos e, diferente dos discos magnéticos do HDD, não necessita de partes móveis ou motores para funcionar. Todas as operações são feitas eletricamente, tornando as operações de leitura e escrita mais rápidas, além de deixar o drive mais silencioso e resistente a vibrações e quedas.

O controlador gerencia a troca de dados entre o computador e a memória flash. Formado por um processador que executa diversas tarefas no drive, é um dos principais responsáveis pela performance de um SSD. O chip é capaz de gerenciar o cache de leitura e escrita de arquivos, criptografar informações, mapear partes defeituosas do SSD para evitar corrompimento de dados e garantir uma vida útil maior da memória flash.

Vantagens e desvantagens

SSD – é mais silencioso, possui taxas de transferência maiores que o HDD. menor tempo de acesso e mais resistente a quedas. Tempo de boot reduzido, abre os programas mais rapidamente e grava arquivos muito mais rápido.

A Samsung produziu um vídeo comparando o desempenho entre um HDD e um SSD. Tempo de inicialização do Windows, a abertura de um arquivo PDF, a capacidade de suportar altas vibrações e o consumo de energia foram mostrados neste vídeo.

A grande desvantagem de um SSD é o seu alto custo até que se popularize.
Mas levando em conta o investimento de valor para aquisição de uma maquina nova, a alternativa da instalação de um SSD pode ser bem vantajosa.

No vídeo abaixo mostramos a diferença de tempo de boot e carregamento de programas em um iMac com HDD e depois com SSD

Vale a pena investir em um SSD ?

Em nossos testes desde que seu processador seja Core 2 Duo para cima e tenha ao menos 4GB de memória RAM, vale. e vale muito. O desempenho de computadores um pouco mais antigos fica extremamente mais rápido. e pode adiar um investimento maior na troca de seu computador…

Consulte-nos sobre a possibilidade de instalação em seu computador.